sábado, 7 de março de 2009

GEOMETRIA PARA INICIANTES


Objetivo: Comparar e classificar as figuras geométricas planas e não-planas.
Desenvolvimento:
1. O professor dividirá a sala em grupos e deverá distribuir todas as figuras geométricas
sugeridas na Unidade 1, planas e não-planas coloridas e não coloridas, de diversos tamanhos.
2. Os grupos devem classificar de acordo com a sugestão do professor:
• por cores;
• por tamanhos;
• por espessura;
• planas e não-planas.
Esse material deve ser preparado pelo professor.
3. O professor deve pedir que tragam embalagens semelhantes às trabalhadas naquela aula,
após uma semana.
4. O professor realiza a mesma dinâmica de classificação com os materiais trazidos de casa e
depois compara as figuras que ele tem com as que trouxeram.
5. O professor realiza a montagem de cartazes escrevendo a definição de figuras planas e não
planas, colando exemplos que trouxeram de casa.

HIGIENE

A higiêne é necessária para a nossa saúde.
Cuidados com o corpo:
Tomar banho diariamente e usar roupas limpas.
Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir.
Conservar as mãos limpas, e lavá-las antes das refeições e após usar o banheiro.
Beber água somente filtrada ou fervida.
Andar sempre calçado.
Conservar as unhas curtas e limpas.
Alimentar-se bem.
Lavar os alimentos que podem ser comidos crus.
Praticar exercícios físicos, pois ajudam a manter a saúde.
Dormir regularmente e em quarto arejado.
Observe as figuras e escreva os cuidados que devemos ter para conservar a saúde do corpo:

























A CRIANÇA E O AMBIENTE

Existem diferentes bairros em uma cidade, onde diferentes atividades são desenvolvidas. Para trabalhar essas atividades, o educador poderá sugerir que todos façam um passeio pelos arredores da escola.
O passeio será dividido em etapas para facilitar o estudo e a aprendizagem ser realmente significativa.
1º Etapa:A primeira etapa será de observação. Os alunos com papel e lápis, irão anotar:- nomes das ruas que percorreram no passeio;- tipos de casas comerciais encontradas no trajeto;- locais de lazer - existem ou não?
2º Etapa: Após o passeio, retornando à sala de aula, os alunos deverão registrar no caderno as observações feitas. - Pesquisar o porquê do nome da rua de sua escola (nome de pessoa, quem foi etc.)
3º Etapa:- Utilizar o desenho como forma de representar os trechos observados do passeio.- Construir uma maquete dos arredores de sua escola.
4º Etapa:Os alunos poderão visitar a biblioteca do bairro, para obter informações sobre sua história. Caso não seja possível esse procedimento, entrevistar pessoas antigas no bairro é outro bom instrumento a ser utilizado como fonte de informação.
5º Etapa:Pesquisar fotos antigas do bairro, fazendo uma comparação com as fotos atuais, e colocá-las em um mural.