sábado, 7 de março de 2009

A CRIANÇA E O AMBIENTE

Existem diferentes bairros em uma cidade, onde diferentes atividades são desenvolvidas. Para trabalhar essas atividades, o educador poderá sugerir que todos façam um passeio pelos arredores da escola.
O passeio será dividido em etapas para facilitar o estudo e a aprendizagem ser realmente significativa.
1º Etapa:A primeira etapa será de observação. Os alunos com papel e lápis, irão anotar:- nomes das ruas que percorreram no passeio;- tipos de casas comerciais encontradas no trajeto;- locais de lazer - existem ou não?
2º Etapa: Após o passeio, retornando à sala de aula, os alunos deverão registrar no caderno as observações feitas. - Pesquisar o porquê do nome da rua de sua escola (nome de pessoa, quem foi etc.)
3º Etapa:- Utilizar o desenho como forma de representar os trechos observados do passeio.- Construir uma maquete dos arredores de sua escola.
4º Etapa:Os alunos poderão visitar a biblioteca do bairro, para obter informações sobre sua história. Caso não seja possível esse procedimento, entrevistar pessoas antigas no bairro é outro bom instrumento a ser utilizado como fonte de informação.
5º Etapa:Pesquisar fotos antigas do bairro, fazendo uma comparação com as fotos atuais, e colocá-las em um mural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário